Janeiro Branco - “Quem cuida da mente, cuida da vida”
O começo do ano é uma oportunidade para colocar em pauta um assunto importante e muitas vezes negligenciado: a saúde mental. Esse é o objetivo do Janeiro branco — ação que segue os moldes do Outubro rosa e do Novembro azul — mas com foco na promoção da saúde emocional da população.
O Janeiro branco é uma campanha que nasceu em 2014 por iniciativa de um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia, MG, que passou a abordar indivíduos na rua e a realizar palestras alertando sobre o tema. O objetivo é que as pessoas voltem seu olhar para as questões subjetivas do ser humano, de modo a promover uma cultura de saúde mental.
É, portanto, uma maneira de investir em psicoeducação, para que a população passe a ter consciência de suas emoções e saiba como identificar os problemas psicológicos, de forma a se prevenir e evitar que se tornem algo mais grave no futuro. Assim, as pessoas deixam de encarar o tema de saúde mental como tabu e também passam a procurar ajuda, como as terapias, se necessário.
O movimento quer mostrar ainda que não é motivo de vergonha nem de fraqueza admitir que algo está errado com o nosso psicológico. Essa é uma barreira para muitas pessoas atualmente, principalmente por conta da sociedade, que valoriza demais a aparência e cobra a felicidade a todo momento.
A conscientização que tem como lema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, ganhou força e alcançou mais pessoas: chegou em outras cidades mineiras, em São Paulo e até em países como Portugal, Estados Unidos e Japão, o que demonstra a urgência de colocar esse tema em discussão.
O mês de janeiro e a cor branca foram escolhidos para promover esse movimento, pois estão relacionados a um recomeço. Como geralmente iniciamos o ano com metas e desejos a cumprir, a campanha busca incluir as questões emocionais nessas prioridades.
Nos tempos atuais de pandemia o cuidar da mente passa ser tão importante que o tratamento da doença principalmente para aqueles que perderam parentes frente a COVID19 .
A www.cidadesensual.com apoia este tema tão importante nas nossas vidas e dá algumas dicas para o nosso bem estar mental.
#janeirobranco #cuidedamente #bemestarmental #mentesã #cuidadavida
Nenhum comentário:
Postar um comentário